Shampoos usam derivado do açúcar

A marca goiana Piatan Natural lançou shampoos com GlucoTain Care, um tensoativo à base de açúcar que está sendo utilizado pela primeira vez no Brasil.

Produzido na Europa pela Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, o GlucoTain Care é um tensoativo inovador com uma espuma macia e cremosa que proporciona suavidade, condicionamento e hidratação aos fios. Ele também suaviza as cutículas capilares e facilita o desembaraço e o penteado dos cabelos. “O tensoativo limpa de forma eficaz e delicada, respeitando a natureza dos cabelos. Por promover uma limpeza cuidadosa e que não prejudica os fios, o GlucoTain Care mantém as proteínas e vitaminas que dão brilho e maciez aos cabelos”, explica a farmacêutica graduada pela Universidade de São Paulo, Paola Patriarca, que tem mais de 22 anos de experiência no mercado cosmético nacional e internacional.

Os shampoos da Piatan também contam com outros ativos naturais, como a saponina de quinoa, um componente natural obtido da Quinoa, grão originário da região andina e que faz parte da alimentação dos povos andinos e hoje também de brasileiros. “Em combinação com os demais ativos naturais que estão presentes nos produtos, a saponina de quinoa promove uma limpeza delicada e eficaz”, afirma Paola Patriarca, que também é especialista em fitoterapia e cosmetologia.

Por ser derivado do açúcar, o GlucoTain Care é biodegradável e extremamente renovável. Além disso, ele não contém sulfato, substância presentes na maioria dos shampoos encontrados nas prateleiras e que pode ser agressiva se não estiver bem balanceada na formulação. “A maioria dos shampoos comuns contém contém várias substâncias químicas para promover a limpeza dos fios, incluindo o sulfato. Embora o tensoativo a base de sulfato possua um poder de limpeza alto, ele pode ser agressivo se não estiver bem balanceado na formulação. Isso vai contribuir para o ressecamento excessivo dos fios, fazendo com que os cabelos fiquem ásperos e sem vida”, diz a farmacêutica.

Por serem livres de sulfato, óleos minerais, silicones e parabenos, os produtos capilares da Piatan ideais para a prática do low poo, que prega o uso de shampoos gentis, que limpam suavemente os cabelos sem ressecar os fios. A prática ganhou força especialmente entre pessoas com cabelos cacheados ou crespos, que são naturalmente mais secos e mais susceptíveis a ação agressiva de tensoativos químicos. “O resultado são fios mais brilhantes, macios e bem menos porosos”, completa.