Blog

0
shampoo
Em 16 de agosto de 2017 / Acontece

Será que a espuma do shampoo é realmente uma vilã?

Depende. Se ela for produzida a partir do sulfato, ativo presente na fórmula dos shampoos convencionais, sim. Mas se for derivada de substâncias naturais, não tem com o que se preocupar

 

no poo low poo

Low poo, No poo? Parece conversa de maluco, mas este assunto vem sendo cada vez mais discutido: pouca espuma ou sem espuma. As pessoas estão fugindo da espuma produzida pelo lauril éter sulfato de sódio. Por isso abrem mão de usar shampoo ou optam por produtos “artesanais”, à base de ervas, que praticamente não produzem espuma.

O sulfato, segundo a dermatologista Dra. Marília Neves, é um detergente, desengordurante muito eficaz que não só limpa, como tira toda a camada lipídica que serve de proteção para os cabelos. Isso provoca ressecamento e danos às mechas.

 

CACHOS E TINTURAS NA MIRA

Para quem tem cabelo cacheado ou com tintura, principalmente, isso é um pesadelo. Os cachos têm fios mais ressecados, naturalmente. Quanto à tintura, sua vida útil é abreviada quando em contato com o sulfato. Os cabelos ficam bonitos por menos tempo.

A dermatologista explica que o shampoo sem sulfato é mais suave. É uma forma de manter as cutículas intactas, e excelente opção para cabelos porosos ou danificados.

MAS SERÁ QUE É PRECISO FICAR SEM SHAMPOO OU USAR PRODUTOS SEM ESPUMA?

 

shampoo sem sulfato

A resposta é não! Segundo a farmacêutica Paola Patriarca, responsável pela formulação dos shampoos da Piatan Natural, é possível conseguir uma boa espuma com o uso de ingredientes naturais. Por isso os produtos da marca são considerados Yes Poo (com espuma).

Um destes ingredientes é a saponina de quinoa, um componente natural obtido da Quinoa. “Em combinação com os demais ativos naturais que estão presentes nos produtos, ela promove uma limpeza delicada e eficaz”, afirma Paola.

Por serem livres de sulfato, óleos minerais, silicones e parabenos, os produtos capilares da Piatan são ideais para a prática do low poo, que prega o uso de shampoos gentis, que limpam suavemente os cabelos sem ressecar os fios. A prática ganhou força especialmente entre pessoas com cabelos cacheados ou crespos, que são naturalmente mais secos e mais susceptíveis a ação agressiva de tensoativos químicos. “O resultado são fios mais brilhantes, macios e bem menos porosos”, explica Paola.

 

 

AS VANTAGENS DE EVITAR O SULFATO SÃO:

– Manter a cor dos cabelos mais vivas, evitando o desbotamento rápido;

– Evitar alergias no couro cabeludo;

– Evitar a quebra capilar, a porosidade e o ressecamento;

– Ajuda a fibra capilar a ficar mais resistente e saudável.

Facebook Comments

Compartilhe: