Blog

UNITED STATES - CIRCA 1950s:  Woman washing hair in bathroom sink.  (Photo by George Marks/Retrofile/Getty Images) Em 10 de janeiro de 2017 / Viva Piatan

Mitos e Verdades sobre o Shampoo

É importante variar o shampoo para o cabelo não acostumar? Shampoo antiqueda funciona mesmo? Colocar anticoncepcional no produto faz crescer cabelo? Devo aplica-lo duas vezes ou apenas uma a cada banho? Quanto tempo ele deve ficar no cabelo? Shampoo só limpa ou também trata? A dermatologista Maria Lígia Mendonça vai nos desvendar todos estes mistérios e muitos mais!

FOCO NO COURO CABELUDO
Os cabelos refletem o estado do seu couro cabeludo, e é nele que você deve concentrar os seus cuidados. A dica é lavar esta parte com movimentos longos, gentis e circulares para que os produtos penetrem e ajam na sua cabeça. Manter o couro cabeludo sempre limpo é crucial para que você tenha fios bonitos, fortes e saudáveis, pois permite a manutenção da oleosidade, remoção das células mortas e desobstrução dos poros. Isso fortalece os fios e previne a queda do cabelo.

NOTA PIATAN: Nosso shampoo da linha Detox é muito eficiente para limpar o couro cabeludo, desobstruir os poros e ainda nutrir os fios.

IMPORTÂNCIA DE REAPLICAR O PRODUTO
O ideal é aplicar o shampoo duas vezes a cada lavagem. A primeira limpa, e a segunda tem a função de tratar. Inclusive, cada lavagem pode ser feita com um shampoo diferente. Para a primeira, deve-se escolher um neutro, mais leve. Já para a segunda, recomenda-se um produto com propriedades ativas, para repor minerais, regenerar, desengordurar ou nutrir, dependendo do caso.

TEMPO DE AÇÃO
Um quesito muito importante é sobre quanto tempo devemos deixar o shampoo agir no cabelo. Na verdade, não há um tempo especifico, mas pelo menos três minutos seriam o ideal para o produto fazer efeito nos fios.

VARIAR É PRECISO?
Não é necessário ficar variando o shampoo para o cabelo não “cansar”, como dizem por aí. Teoricamente, se você encontrar um shampoo que dê certo no seu cabelo, você pode manter. O que acontece é que muitas vezes o cabelo modifica de acordo com fatores hormonais, clima, estação do ano, aplicação de tintura…então talvez você sinta necessidade de variar por conta disso, para adequar as necessidades do cabelo naquele momento, mas não porque ele cansou.

NOTA DA PIATAN: Por exemplo, no calor o couro cabeludo pode pedir um shampoo mais refrescante, então temos a linha Refresca. Nos dias de muita exposição solar, na piscina ou na praia, o shampoo Hidrata também pode ajudar. E quando o clima está seco demais, sem chover, e a poluição do ar fica mais carregada, o shampoo da linha Detox pode ajudar a eliminar as impurezas do couro cabeludo.

SHAMPOO ANTIQUEDA FUNCIONA?
Sim, quando os casos de queda se devem ao fato do couro cabeludo estar repleto de oleosidade, entupindo o bulbo capilar, não permitindo que os fios recebam oxigênio e demais itens necessários, provocando assim a sua queda. Geralmente, este tipo de xampu é composto por elementos refrescantes como hortelã, entre outros, que proporcionam uma extrema sensação de limpeza e refrescância.

NOTA PIATAN: Nosso shampoo da linha Detox possui extrato de maçã, hortelã e quinoa, perfeito para cabelos mais oleosos, assim como o Refresca, com extrato de verbena e tília.

ANTICONCEPCIONAL NO SHAMPOO FAZ CRESCER CABELO?
Usar anticoncepcional no shampoo é lenda! Existem alguns tratamentos que usam derivados de hormônios, que ajudam a combater a queda de cabelo. Mas aí ele já é produzido numa apresentação específica para ser absorvido pelo couro cabeludo, então ele terá eficácia. Agora, dissolver o anticoncepcional no shampoo não traz o resultado de um produto próprio para o couro cabeludo.

DE OLHO NO PH DO SHAMPOO
O significado deste termo quer dizer fator de hidrogênio que regula a acidez e a alcalinidade de qualquer substância na natureza. No caso dos cabelos, esta tabela tem um índice de 0 a 12, sendo que o fator de equilíbrio de um fio saudável tem que estar entre 5,5 e 6,5.

SAL NO SHAMPOO FAZ MAL?
O sal, nos xampus, é representado pelo sódio e tem a função deixa-lo mais encorpado. O problema é que o sódio resseca muito os fios, causando a perda do brilho natural, deixando-os quebradiços e sem vida. Geralmente, shampoos sem sódio costumam ser de espessura lisa e fina, e são indicados, principalmente, para cabelos com algum tipo de alisamento (escova progressiva, definitiva e relaxamento).

NOTA PIATAN: Nenhum de nossos shampoos contem sal!

SHAMPOO SÓ LIMPA?
Apesar de ser principalmente para essa função, o shampoo também é responsável por tratar e hidratar os seus cabelos.
É ele que garante uma boa quantidade de nutrientes para suas madeixas. O aspecto de ressacado surge a partir da eliminação dos óleos e gorduras dos fios. Desta forma, é preciso contar com o condicionar para finalizar.
Cabe ressaltar que o shampoo abre as cutículas dos fios e é por causa disso que os tratamentos têm melhores resultados. Por isso, lavar o cabelo é crucial para retirar a sujeira e prepará-lo para a hidratação.

NOTA DA PIATAN: No lugar do sulfato, os shampoos da Piatan levam um tensoativo à base de óleo de coco, por isso conferem uma super maciez ao cabelo.

ADICIONAR RECEITAS CASEIRAS AO SHAMPOO É BOM PARA O CABELO?
Dependendo da receita, pode acabar anulando o efeito das demais substâncias presentes no shampoo ou até causar alergias no couro cabeludo.

Facebook Comments

Compartilhe: