Blog

Internet Em 22 de setembro de 2017 / Empreendedorismo

A internet é terreno fértil para quem quer ser dono de seu próprio negócio sem precisar investir muito

Ganhar dinheiro na internet tem sido uma grande tendência em diversas áreas, desde a venda de produtos até a de conhecimento (como os cursos a distância). Quem já descobriu a fórmula, está fazendo bastante sucesso. E o melhor é que não requer muito investimento, mas sim algumas estratégias

 

Segundo dados da Ebit, de 2016, o faturamento das vendas pela internet chegou a R$ 19,6 bi no 1º semestre. De acordo com o balanço, houve aumento de 31% de consumidores virtuais ativos. E entre os artigos mais vendidos estão: 1º livros, 2º eletrodomésticos, 3º moda e acessórios, 4º cosméticos e perfumaria e 5º celular.
Além de ter caído no gosto dos consumidores, a internet permite que pequenos empreendedores também possam utilizar seus recursos para vender produtos e serviços. “É um terreno fértil e democrático”, garante o fundador da Piatan Natural, Igor Sebba. “No caso da Piatan, cada empreendedor tem sua própria loja virtual para vender os produtos, além do suporte de suas redes sociais. E não gastam nada com isso”, explica.

MARKETING DE REDE X INTERNET

A Piatan trabalha com o Marketing de Rede, sistema que se beneficiou muito com o uso da internet. Os relacionamentos, tão importantes como estratégia de vendas nessa área, ganharam outra dimensão. Tornaram-se mais fáceis e ágeis. Em um mundo sem barreiras, é possível se relacionar com pessoas do país todo e até de outros continentes, e vender para todos eles também.
Não é por acaso que são cada vez mais comuns notícias de empreendedores que têm feito fortunas com o Marketing de Rede. Seu produto acaba chegando muito mais longe e para uma quantidade maior de pessoas. Basta saber usar as redes sociais e a loja online de forma estratégica.

ESTRATÉGIA É A ALMA DO NEGÓCIO

O uso das redes sociais como estratégia do Marketing de Rede tem algumas particularidades. O foco tem de ser baseado em autoridade (você precisa passar para o seguidor que tem conhecimento sobre o assunto) e no relacionamento. A Estrategista e Youtuber Ana Tex esclarece em um de seus vídeos no Youtube alguns pontos e dá dicas sobre como podemos ganhar dinheiro com marketing de rede através das Mídias Sociais. De acordo com ela, é necessário:
1. Personificar os produtos. As pessoas que o vendem devem ser sinônimos dos resultados deles. Exemplo: Um produto que deixa a pele bonita, fará mais sucesso com uma pessoa que possui uma pele bonita participando das vendas. É preciso cuidar da imagem pessoal;
2. Se posicionar como uma autoridade. A criação de autoridade é quando você é reconhecido pelo que faz e se posiciona como alguém confiável. Então é preciso se apresentar, contar sua história, trazer bons conteúdos (informações confiáveis). Crie conteúdos baseados nos motivos que te motivaram a vender determinado produto. As pessoas têm de se identificar com você para se motivar a comprar.
Segunda a estrategista, esta identificação com o empreendedor é a chave para boas vendas na internet.

O CLIENTE VEM ATRAS DE VOCÊ

O especialista em Marketing Digital, Bruno Pinheiro, que enriqueceu usando a internet para vender suas consultorias e conquistou seu público por meio de vídeos gravados em diversos locais pelo mundo, confirma no livro Empreender sem Fronteiras: você tem de vender sem parecer que está vendendo. “O segredo está em mostrar os benefícios do produto (ou serviço), como ele poderá mudar a vida da pessoa. Dessa forma, em vez de vendar para seu cliente, ele é que vai querer comprar de você”.
Segundo Bruno, para vender são necessários três elementos: autoridade (você conquista por meio de conteúdos); audiência (atrair o maior número de pessoas para suas redes sociais e site) e engajamento (construção de um relacionamento com esses clientes em potencial).
Mas ambos os especialistas, Ana e Bruno, reforçam que a internet é um meio de alavancar negócios, não um fim. “O uso da internet no Marketing de Rede não substitui as visitas e encontros presenciais. É preciso continuar com eles também”, finaliza Ana Tex.

Facebook Comments

Compartilhe: