Blog

0
empresa sustentável
Em 27 de setembro de 2017 / Empreendedorismo, Sem categoria,

“Existe uma forte relação entre empresa sustentável e prosperidade”

Investir em uma empresa sustentável é um bom negócio? Segundo um dos mais requisitados consultores de sustentabilidade empresarial do país, empresas sustentáveis pensam e fazem negócios de jeito diferente, com mais ética, cuidado com o meio ambiente e respeito ao próximo. Isso gera mais valor para as pessoas que trabalham e investem nela

 

SUSTENTABILIDADE AO PÉ DA LETRA

“Os conceitos de sustentabilidade, longevidade e prosperidade são intrínsecos, são irmãos. Ambos estão ligados a práticas que se sustentam ao longo do tempo e trazem resultados prósperos”, afirma o jornalista e consultor Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável. Ele já atendeu mais de 90 grandes empresas e é o Criador da Plataforma Liderança Sustentável (saiba mais no final desse texto).

Voltolini explica que uma empresa com práticas sustentáveis vai trabalhar para reduzir seu impacto social e ambiental, atuando de forma transparente, gerando um resultado (produto ou serviço) mais justo, estabelecendo boas relações com colaboradores, fornecedores, comunidade e demais parceiros. Isso faz com que ela se perpetue. “As pessoas não querem mais consumir de empresas que poluem, que fazem uso de mão-de-obra infantil ou escrava, por exemplo, a empresa consciente de hoje vai garantir sua existência no futuro”.

COSMÉTICOS NATURAIS

“Existe um novo código de ética do indivíduo com o seu corpo, ele está preocupado com o que vai comer, com o que vai usar na pele e em ter qualidade de vida. O consumidor está antenado e as empresas que perceberam vêm surfando em uma onda que não se trata de moda passageira. É uma tendência de negócio que só vai crescer”, garante o consultor.

Ele conta que antigamente os cosméticos naturais eram de interesse de uma pequena elite, mas que hoje estão se popularizando e a procura vem aumentando. “Todo mundo quer viver melhor, ter mais saúde, então há uma grande procura por alternativas mais saudáveis”, explica.

SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL

Mas não param por aí os benefícios de uma empresa trabalhar baseada nos conceitos de sustentabilidade. Segundo o consultor, colocar os conceitos sustentáveis em prática gera redução dos riscos de operação, melhoria no desempenho e no ambiente de negócios.

A Piatan é a primeira empresa a desenvolver um negócio sustentável em Marketing de Relacionamento no Brasil e vem sentindo todos esses efeitos (Saiba mais: http://piatannatural.rds.land/plano-de-negocios-empreendedores). O engajamento de seus empreendedores e a simpatia do consumidor diante de uma empresa que não mede esforços para diminuir os impactos no meio ambiente e em trazer saúde e bem-estar, vêm contribuindo para que essa marca tão nova no mercado já esteja se destacando e prosperando.

Entre outros pontos favoráveis estão:

– Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral;

– Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica;

– Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade;

– Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas têm satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis;

– Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.

Então, se você estiver pensando em abrir uma franquia ou ser empreendedor de uma marca, analise esses pontos. Procure saber o quanto ela impacta de forma positiva ou negativa não só no meio ambiente, mas na vida das pessoas. Empresas que são conscientes hoje, garantirão um futuro próspero para seu negócio e para todo o planeta.

PLATAFORMA LIDERANÇA SUSTENTÁVEL

É um movimento nacional que reúne 60 importantes líderes empresariais em torno do desafio de inspirar e educar jovens líderes e que já impactou, em cinco anos, cerca de 70 mil líderes no Brasil e no exterior.

 

Facebook Comments

Compartilhe: