Blog

Desodorante Em 19 de julho de 2017 / Sem categoria, Viva Piatan,

Tudo o que você queria saber sobre suor e desodorantes, mas ninguém te contou

Posso usar desodorante para dormir? E durante a gravidez? Crianças podem aplicar o produto? Conversamos com uma dermatologista para solucionar essas e outras dúvidas para você

 

O suor faz parte de nosso dia a dia desde sempre. Ele nada mais é do que um mecanismo para manter a temperatura do corpo estável. Mas por volta dos 10 anos de idade, ele começa a incomodar. Nessa fase da vida as glândulas sudoríparas passam a liberar água, sais e restos celulares, substâncias que, quando em contato com as bactérias e fungos presentes no ar, exalam um cheiro ruim.

A SOLUÇÃO

Para solucionar este problema, a indústria criou alguns produtos com a função de diminuir a concentração das bactérias que decompõem o suor, como no caso dos desodorantes (que podem também conter fragrâncias para camuflar o odor), ou obstruir temporariamente as glândulas sudoríparas e diminuir a quantidade de suor produzido, como no caso dos antitranspirantes.

DÚVIDAS FREQUENTES

Mais a aí? Quando e como usá-los? O que mais devemos saber sobre esses produtos? Conversamos com a dermatologista Maria Ligia Mendonça para esclarecer essas e outras dúvidas. Acompanhe:

Homens transpiram mais que mulheres?

Em geral sim, eles têm uma maior quantidade de glândulas produtoras de suor.

Faz mal usar desodorante para dormir?

Na verdade é indicado usar desodorante para dormir! Durante a noite o desodorante vai bloquear a produção das glândulas sudoríparas, levando a redução na produção de suor.

Gestantes podem usar qualquer desodorante durante a gravidez?

Sim, todos liberados pela Anvisa podem ser usados.

Crianças podem usar desodorantes?

Não é indicado! Até 10 anos as crianças não têm produção de suor pelas glândulas sudoríparas, portanto, caso haja odor ruim deve ser investigado causas hormonais, como puberdade precoce . Os odores só começam ao entrar na puberdade.

O que fazer no caso de sudorese excessiva?

Se o suor é excessivo ao ponto de constranger ou limitar as atividades, o melhor tratamento conhecido hoje é a aplicação da toxina botulínica, que diminui a quantidade de suor excretada. Mas usar desodorante todos os dias antes de dormir vai ajudar bastante.

Desodorante naturalAS VANTAGENS DE UM DESODORANTE MAIS NATURAL

Se o desodorante é tão indispensável em nosso dia a dia, tendo de ser utilizado até para dormir, melhor que ele seja o mais natural possível. Por isso, a Piatan Natural criou os desodorantes sem alumínio, parabeno e álcool das Linhas Renova e Do Rui. Eles são suaves, refrescantes, eficazes e livres de substâncias apontadas como possíveis causadoras de câncer.

Além disso, eles deixam as roupas livres daquelas manchas amarelas formadas na região das axilas. Essas manchas acontecem devido à presença de uma substância chamada cloridroxialantoinato de alumínio que se deposita na pele após a evaporação ou absorção do veículo (o desodorante em si) e deixa resíduos nas peças.
É uma boa opção para controlar o suor, sem sofrer com efeitos colaterais de produtos carregados com substâncias químicas e prejudiciais à saúde!

Facebook Comments

Compartilhe: