Blog

Sem título-3 Em 20 de maio de 2017 / Sem categoria

Desodorante e repelente – cosméticos que estão na berlinda pelo risco de causar intoxicação grave e até câncer

Desodorantes e repelentes estão no centro das polêmicas por possuírem em suas fórmulas substâncias altamente nocivas à nossa saúde. Mas é possível optar por cosméticos naturais livres destes componentes

 

 

desodorante

desodorante

 

A POLÊMICA DOS DESODORANTES

A informação de que os desodorantes e antitranspirantes podem ser os causadores de alguns tipos de câncer já é comentado há vários anos na imprensa, inclusive celebridades como Julia Roberts, Cameron Diaz e Matthew McConaughey excluíram estes cosméticos de suas vidas. Na Europa, tanto o alumínio, quanto os parabenos (substâncias acusadas de provocar a doença) são proibidos. O assunto causa polêmica entre médicos e pesquisadores, eles ainda não chegaram a uma conclusão. Mas quem vai querer se arriscar e continuar usando estes cosméticos, se é possível buscar uma alternativa?

NO BRASIL E O MUNDO

No Brasil, as substâncias em questão estão presentes na composição de praticamente todos os desodorantes e antitranspirantes, incluindo o triclosan, produto que pode provocar alergia, irritação, coceira e escurecimento das axilas. Quem tem condições financeiras, acaba buscando opções mais naturais produzidas no exterior. Em alguns países europeus, principalmente, existem marcas que se preocupam em atender a demanda de pessoas que estão cada vez mais conscientes em relação a esta problemática.

 

Sem título-1

UMA OPÇÃO NATURAL E SAUDÁVEL

desodorante natural

Os brasileiros já podem contar com os desodorantes naturais da Piatan. Segundo a gerente de Marketing da marca, Tauhana Porto, eles vêm como uma alternativa saudável de conter o mal odor do suor, sem que para isso o consumidor tenha de se expor aos riscos do contato com o alumínio, parabenos e triclosan. “No lugar desses ativos sintéticos, foram adicionados à fórmula substância como a melaleuca e o bicarbonato, além do aloe vera e do óleo de coco que vão tratar a pele de forma bastante saudável. Serão lançadas duas versões, o da linha Renova, com fragrância de romã e hibisco, bem leve e com cheirinho de flores e o Do Rui, uma fragrância mais masculina com menta”, conta.

MAIS NOVIDADES!

Mas as novidades não param por aí! Produtos que afastam os mosquitos também foram foco das pesquisas da equipe da Piatan. No lugar das substâncias sintéticas e comprovadamente tóxicas, como o DEET e o IR3535, foram adicionados o Nano Repelente e o Eucalipto Citriodora (considerado o repelente natural mais eficaz do mundo). Mesmo as gestantes e crianças poderão fazer uso deste produto, sem preocupações.

 

Sem título-2POR QUE REPELENTES NATURAIS?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem aumentando o rigor sobre a comercialização de repelentes. Segundo especialistas da área, faltam estudos sobre as consequências do uso desses produtos, principalmente em crianças. Mas dados apontam que eles podem desencadear alergias respiratórias ou sintomas dermatológicos, como irritação na pele ou nas mucosas.

PRODUTOS TÓXICOS

Segundo a Agência, o principal composto presente em repelentes e inseticidas, o DEET (N,N-dietil-meta-toluamida e N,N-dietil-3-metilbenzamida, respectivamente), se utilizado em altas concentrações, pode ser tóxico e trazer danos à saúde. Especialistas explicam que estes danos estão associados à insuficiência renal, hepatite, urticária e comprometimento do sistema nervoso. Em crianças, esse risco aumenta, pois a criança é mais vulnerável, sua pele é mais fina, sua absorção é maior e sua metabolização ainda é insuficiente, tornando-a mais exposta a intoxicações.

Facebook Comments

Compartilhe: