Blog

tenha um plano b Em 4 de julho de 2018 / Empreendedorismo, Viva Piatan,

05 dicas para criar e colocar em prática um Plano B de carreira

Se você não quer ficar para sempre no emprego atual e pensa em um dia empreender, abrir um negócio próprio para ter mais liberdade, é importante já começar a pensar em um Plano B. E existem vários caminhos mais simples para conseguir isso, como o Marketing de Rede, as franquias ou micro franquias, por exemplo

Vemos muitas pessoas hoje em dia, insatisfeitas com suas carreiras. No entanto, poucas têm um plano B. Isso faz com que elas acabem se acomodando com o emprego atual e perdendo as esperanças de um futuro melhor, com mais qualidade de vida, mais ganhos e liberdade. Então que tal empreender?

 

DESDE MUITO CEDO

 

A maioria dos indivíduos escolhe a profissão que quer seguir ainda muito cedo. Assim que saem do Ensino Médio precisam decidir qual faculdade fazer. Nesta fase da vida é comum que a pessoa seja cercada de dúvidas e incertezas, afinal, é muito jovem.

Mesmo concluindo o curso, a pessoa pode passar a ter uma vida infeliz no âmbito profissional. Dentre os motivos podem estar: falta de valorização na empresa, ocupação que não corresponde às expectativas pessoais, vida corrida, estressante e ainda a necessidade de cumprir horário em um escritório.

Todos esses pontos são motivos para que o colaborador se sinta desestimulado diariamente a acordar de manhã e dispensar seu tempo para algo que não lhe faz bem. Imagine o quanto esta atividade é desanimadora. Agora, imagine passar por isso todos os dias da semana, durante muitos e muitos anos. Complicado, não é mesmo?

 

VIRE A MESA!

como ter um plano b

Para quem está passando por esta situação. Separamos algumas dicas de como mudar esse cenário e ainda trouxemos o depoimento de quem tinha um plano B e conseguiu concretizá-lo, transformando-o no Plano A. Hoje essa pessoa conseguiu sucesso como empreendedora.

 

PASSO A PASSO

 

Com o intuito de encorajar você a ter uma vida profissional mais leve, feliz e realizada resolvemos trazer dicas valiosas para elaborar um plano B e executar o quanto antes. Afinal, não dá para esperar a felicidade bater na porta. É preciso correr atrás dela.

 

  • PERCA O MEDO DE ARRISCAR

 

É comum ter medo daquilo que é novo. Entretanto, quando o ser humano não tem coragem de mudar, é impossível melhorar o que não está legal. E para arquitetar e colocar em prática um Plano B, os riscos são muito menores, pois você pode fazer isso enquanto ainda está empregado. Então, não tenha medo!

 

  • PESQUISE O MERCADO

 

O Ideal é fazer uma pesquisa para saber quais são as demandas de mercado. Investigar quais produtos e serviços os consumidores estão precisando e quais os mercados que mais crescem. A Piatan, por exemplo, faz cosméticos naturais. Cosmético é um mercado em que não existe crise e a questão do natural vem de uma grande tendência que só cresce. Fora isso, são poucas as linhas de produtos que não usa substâncias pesadas, então acabamos nos destacando.

 

  • ESCOLHA ALGO COM O QUAL VOCÊ SE IDENTIFIQUE

 

O Ideal é que você escolha algo de que goste, que te dê prazer e que você possa usar suas habilidades ou desenvolver alguma que você tenha vontade. Na Piatan, o que mais vejo são pessoas se descobrindo como líderes, ou amando a possibilidade de fazer novos contatos e amizades. Afinal, no Marketing de Rede as relações entre as pessoas são muito importantes.

 

  • FIQUE DE OLHO NAS FINANÇAS

 

Estime o quanto terá de gastar para colocar em prática seu Palno B e comece a fazer uma reserva. Esse montante pode ser utilizado para cursos de especialização, estrutura, investimentos em produtos ou serviços.

Caso decida investir em algo como o Marketing de Rede ou uma micro franquia, o investimento é baixo e a estrutura já vem pronta, então não é preciso guardar muito dinheiro para iniciar.

 

  • REINVISTA O LUCRO

 

Nada de gastar aquilo que ganhou com o que quiser! Parte do lucro deve ser investida no negócio. Somente assim será possível transformar o Plano B em Plano A e se libertar do emprego que não está te deixando satisfeito.

 

  • COLOQUE SUA FAMÍLIA NO JOGO

Família deve estar unida na alegria e na tristeza, não é verdade? Quer momento mais feliz do que estar colocando o plano B em ação? Por isso, as pessoas da sua casa também devem pôr a mão na massa nesta nova ocupação.

 

  • NÃO PERMITA QUE O ESTRESSE VOLTE

 

Assim que você conseguir finalmente sair do emprego e concretizar seu negócio próprio, é hora de focar também no aumento da qualidade de vida, mais tempo com a família e amigos. Momentos de lazer ao lado das pessoas amadas valem tanto quanto o sucesso profissional. Então se organize para isso!

 

DEPOIMENTO DE QUEM COLOCOU EM PRÁTICA O PLANO B E O TRANSFORMOU EM PLANO A

elaine empreendedora piatan

Elaine Kawagoe é empreendedora há 8 meses, é jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e resolveu mudar sua vida completamente quando conheceu a Piatan.

 

COM QUANTOS ANOS SE FORMOU?

 

Eu me formei em 1999, com 24 anos, bem novinha.

 

CHEGOU A TRABALHAR NA ÁREA?

 

Trabalhei na Folha de São Paulo, depois fui trabalhar no Japão em uma revista voltada para o público brasileiro que morava lá. voltei para o Brasil e trabalhei em emissoras pequenas de TV.

 

POR QUE DECIDIU MUDAR SEU RAMO DE ATUAÇÃO?

 

Pelo fato de eu não concordar com algumas questões da área e também me cansei da rotina do jornalismo que era muito pesada. Estudei teatro, me formei, trabalhei como professora temporária de teatro.

No entanto, durante a crise, como atriz, ficou bem difícil conseguir trabalhos. Por isso, comecei a dar aula de inglês em uma escola de idiomas. Como eu não ganhava tão bem, precisava fazer algo diferente para complementar minha renda. Foi aí que vi a oportunidade de empreender com a Piatan. Me identifiquei muito com o propósito da empresa e gostei muito dos produtos logo que conheci.

 

QUAIS FORAM OS MOTIVOS QUE TE LEVARAM A ESCOLHER A PIATAN?

 

Um amigo meu foi até Goiânia, conheceu o CEO da Piatan Igor Sebba, apresentou os produtos, falou sobre a missão e os valores da marca. Na hora eu me apaixonei por tudo. Eu nunca tinha sido uma empreendedora profissional e isso foi me dando uma visão muito boa.

 

POR QUE DECIDIU TRABALHAR UNICA E EXCLUSIVAMENTE COM A PIATAN?

 

Enquanto trabalhava na escola de inglês, eu conseguia vender os produtos Piatan. Mas com o tempo percebi que a venda dos produtos me dava um retorno financeiro maior do que com as aulas.

Desde março, deste ano, estou empreendendo com os itens da Piatan, participando de eventos, aumentando a minha rede e viajando para outras regiões para apresentar a marca para as pessoas.

 

COMO VOCÊ SE SENTE HOJE?

 

Estou muito contente de poder compartilhar produtos que fazem bem para o nosso corpo, ajudar quem quer ter uma renda extra ou está desempregado. Quem compra os itens da Piatan, conhece os valores e a missão da companhia. A partir daí as pessoas passam a ter um hábito de vida mais saudável.

Sem contar que, pelo fato de ser algo de qualidade, meus clientes vão indicando para outros e muitos compradores passam a fazer parte da minha rede. Fico muito contente com isso.

Se você quer também abrir seu negócio próprio sem investir muito e sem correr riscos, conheça a proposta para empreender pela Piatan.

Facebook Comments

Compartilhe: